segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nupps agora em versão On-line!


Núcleo de Profissionais de Serviço Social da Região Serrana – NUPSS
 Um pouco de História: O Núcleo de Profissionais de Serviço Social da Região Serrana – NUPSS iniciou-se através da eleição de uma associação, no dia 15 de dezembro de 1995, com a presença de 21 profissionais, onde todos contribuíram com seu voto favorável à chapa que concorria à gestão da associação.
Porém, somente no dia 08 de fevereiro de 1996 que toma posse a primeira diretoria do NUPSS (GESTÃO 96/98), composta por uma presidente, uma vice-presidente, duas secretárias, duas tesoureiras, conselho fiscal, membro efetivo, e dois suplentes, tendo como Plano de Trabalho:
§  Registrar o Estatuto do núcleo e reconhece-lo enquanto entidade civil de direito privado;
§  Filiar todos os Profissionais no núcleo;
§  Discutir junto aos filiados diretrizes de atuação da Diretoria frente a entidade;
§  Organizar o núcleo visando os pré-requisitos da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), como forma de garantir o espaço do Assistente Social no desenvolvimento das Políticas Públicas;
§  Promover cursos, seminários, palestras visando reciclar e aperfeiçoar as ações das Assistentes Sociais;
§  Participar ativamente do desenvolvimento das políticas sociais do município de Lages e Região.
 A diretoria foi apresentada após um cerimonial, contando com o prestígio de autoridades, assistentes sociais das mais diversas entidades da cidade de Lages e Região, e do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de Santa Catarina (CRESS – 12ª Região), totalizando 47 presentes. (em 03 de novembro de 1997, em uma Assembléia Extraordinária, foi efetivada a troca dos cargos de Presidente, 1ª Secretária e membro do Conselho Fiscal). Em 27 de novembro de 1998 foi realizada a eleição da segunda diretoria (GESTÃO 99/01). Em 2002, realizaram-se novas eleições do NUPSS, (GESTÃO 2002/2004), Após estes primeiros anos de caminhada da categoria profissional de Assistentes Sociais rumo à estruturação do Nupss, foram eleitas mais três gestões: (GESTÃO 2004/2006), Gestão (2007/2008), Gestão 2009/2010 com o lema “Somando Forças e Ampliando Conquistas”. E a atual GESTÃO (2011/2012) com o lema:  REFORÇAR A UNIÃO PROFISSIONAL ENFRENTANDO DESAFIOS.

Necessidades Históricas: O NUPSS nasceu da necessidade dos profissionais de Serviço Social, de se organizarem e colaborarem no desenvolvimento das Políticas Públicas, além de ter como intuito unir a categoria em prol do fortalecimento da classe, aperfeiçoamento profissional, bem como apoio e promoção social, possibilitando assim uma maior politização e consequentemente aumentando a eficiência e eficácia das ações desenvolvidas em cada campo de atuação dos Assistentes Sociais de Lages e adjacências. (Texto adaptado do resgate histórico apresentado para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado, no 7º Semestre, Curso de Serviço Social, da Universidade do Planalto Catarinense (2009) da acadêmica Suyan G. do Nascimento).

Atualidade Contemporânea: As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo, segundo Marilda Villela Iamamoto (Assistente Social, Doutora em Ciências Sociais), “Vive-se uma época de regressão de direitos e destruição do legado de conquistas históricas dos trabalhadores em nome da defesa, quase religiosa, do mercado e do capital, cujo reino se pretende a personificação da democracia, das liberdades e da civilização”. Diante deste momento histórico contemporâneo a dimensão técnico operativo faz se presente na tentativa de construir caminhos que intensifica-se a investida da "desorganização" coletiva de todos aqueles que, destituídos de propriedade, dependem de um lugar nesse mercado, cada dia mais restrito e seletivo. Assim a Gestão 2011/2012 inova, embasado no conjunto CFESS-CRESS com a Política Nacional de Comunicação do Serviço Social. Conforme define a diretoria do CFESS na apresentação do documento, a Política Nacional de Comunicação constitui "mais um instrumento político destinado a fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre os CRESS e o CFESS e destes com a categoria e com a sociedade, na direção de reafirmar o Projeto Ético-político profissional".
Assim o Nupss em suas funções de organizar a categoria profissional; de acordo com o Estatuto do NUPSS em relação às várias finalidades descritas em seu capítulo ll artigo 2º; citamos o parágrafo lll que assim é descrito: Promover cursos, palestras, seminários, simpósios e outros eventos que visem o aperfeiçoamento do profissional de Serviço Social e de áreas afins; institui este Espaço Profissional (Blog: nupss.blogspot.com) como uma ferramenta de visualização, promoção, discussão e aperfeiçoamento profissional.
Contamos com sua participação neste Espaço Profissional para: divulgar o blog, participar interagindo no blog, seguindo e fazendo seguidores para o blog: nupss.blogspot.com. Este Espaço Profissional é seu! Assim faça dele a janela fundamental para divulgação das ações políticas e dos posicionamentos da categoria profissional, do NUPSS do CFESS e do CRESS, contribuindo, assim, para o fortalecimento da relação entre os/as profissionais e suas entidades.

Atenciosamente: Pedro Miguel (Assistente Social - Registro no  Cress nº 5553)   
contato:  49 9950-6977 / 32248443 – pmmjr12003@yahoo.com.br