sábado, 22 de setembro de 2012

I encontro regional de pesquisadores



Com o objetivo geral de propiciar o intercâmbio de pesquisadores de Serviço Social da Região Sul do Brasil como incentivo e preparatório para o XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social o I Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social em Florianópolis foi um sucesso.

O encontro iniciou na Quarta-feira 19/09/2012 (no Plenarinho) Deputado Paulo Stuart Wright na Alesc - Palácio Barriga Verde. Onde esteve presente a conferencista convidada: Profª Drª Sara Granemann da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. No dia  20 e 21 de setembro de 2012 no Centro Sócio - Econômico - CSE na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC deu-se início a comunicação oral - apresentação de pesquisas - onde foram apresentados os trabalhos, conforme os seguintes eixos temáticos:
1.      Trabalho, questão social e Serviço Social;
2.      Serviço Social, fundamentos, formação e trabalho profissional;
3.      Política social e serviço social;
4.     Questão agrária, urbana, ambiental e Serviço Social;
5.     Ética, direitos humanos e Serviço Social;
6.  Serviço Social, Relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração, sexualidades.

No ultimo dia – sexta-feira - 21/09/2012 no Auditório do CSE a conferencista Profª Drª Josiane Soares Santos da Universidade Federal de Sergipe - UFS falou sobre o tema: Neoconservadorismo e Exercício Profissional.

O encontro proporcionou o incentivo ao espírito investigativo em Serviço Social, possibilitou a socialização de pesquisas desenvolvidas pelos professores, supervisores, estudantes de pós-graduação e graduação e profissionais a partir dos eixos temáticos definidos pelos Grupos Temáticos de Pesquisa GTPS – ABEPSS, conforme estabelecido para o ENPESS-2012. O encontro facilitou a possibilidade da criação de redes de pesquisa que proporcione o encontro entre os núcleos de pesquisa da região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O NUPSS esteve presente no encontro de núcleos de estudos, pesquisa e extensão de todas as unidades de ensino filiadas à ABEPSS ou Pré-filiadas apresentando a Pesquisa e Projeto em Serviço Social e Políticas Públicas intitulada: Gestão Social e PAIF em uma perspectiva igualitária e justa. Apresentada como trabalho de conclusão de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado - UNC - pelo pós-graduando-se Pedro.

Agora é preparar-se para o XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social nos dias 05 a 09 de Novembro em Juiz de Fora.


“Vamos `motivar` um grupo daqui de Lages para ir `socializar` conhecimento e conhecer a “minha terrinha – minas gerais”
(o NUPSS é parceiro na motivação nesta “viagem”).

Atenciosamente: Pedro Miguel Muniz Junior - NUPSS.

Fotos do Evento:




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O NUPSS estará presente!


O NUPSS estará presente neste 1º Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social em Florianópolis com o tema: Pesquisa em Serviço Social e Políticas Públicas: o desafio do PAIF na gestão social municipal.